• Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP
Portal Piaget
  • Infantil
    As árvores que amamos

    As árvores que amamos

    Comida gostosa e saudável

    Comida gostosa e saudável

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Todos iguais, mas cada um de uma cor

    Livro auxilia crianças a lidarem com a tragédia no Rio Grande do Sul

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    Bia e Beto completam 5 anos

    Bia e Beto completam 5 anos

  • Fundamental I
    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

  • Fundamental II
    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    A importância das coberturas vegetais 

    A importância das coberturas vegetais 

    Aulas de Geografia na era digital

    Aulas de Geografia na era digital

    Exchange Program – Summer Camp

    Exchange Program – Summer Camp

    Iniciação à Ictiologia no Ensino Médio

    Exposição Internacional “Corpo Humano”

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Bullying não é brincadeira

    Bullying não é brincadeira

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

  • Médio
    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    O cérebro e as emoções

    O cérebro e as emoções

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Banners Informativos de Saúde

    Banners Informativos de Saúde

    Simulação de discussões na ONU

    Simulação de discussões na ONU

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

  • Esportes
    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

  • OLIJUP
NOVO PORTAL
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Infantil
    As árvores que amamos

    As árvores que amamos

    Comida gostosa e saudável

    Comida gostosa e saudável

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Todos iguais, mas cada um de uma cor

    Livro auxilia crianças a lidarem com a tragédia no Rio Grande do Sul

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    Bia e Beto completam 5 anos

    Bia e Beto completam 5 anos

  • Fundamental I
    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

  • Fundamental II
    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    A importância das coberturas vegetais 

    A importância das coberturas vegetais 

    Aulas de Geografia na era digital

    Aulas de Geografia na era digital

    Exchange Program – Summer Camp

    Exchange Program – Summer Camp

    Iniciação à Ictiologia no Ensino Médio

    Exposição Internacional “Corpo Humano”

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Bullying não é brincadeira

    Bullying não é brincadeira

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

  • Médio
    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    O cérebro e as emoções

    O cérebro e as emoções

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Banners Informativos de Saúde

    Banners Informativos de Saúde

    Simulação de discussões na ONU

    Simulação de discussões na ONU

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

  • Esportes
    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

  • OLIJUP
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Portal Piaget
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria

Motivos para inserir a aprendizagem socioemocional

E como é essa aprendizagem no Colégio Piaget

Aline Floresti por Aline Floresti
12/03/2020
em Sem categoria
0
aprendizagem socioemocional
0
COMPARTILHAMENTOS
117
VISUALIZAÇÕES

Um dos maiores sonhos dos pais é ver seus filhos realizados na vida pessoal e profissional, por isso buscam da escola um suporte que possibilite o melhor desenvolvimento tanto do aprendizado, como da conscientização sobre os sentimentos. E a aprendizagem socioemocional é a peça chave para este desenvolvimento completo do aluno

A aprendizagem socioemocional é o melhor caminho para preparar o indivíduo para que ele se torne um profissional completo, sabendo a distinção de sentimentos  e podendo avaliar melhor o próprio comportamento e o dos demais.

Além de benéfica para a construção pessoal e profissional, a aprendizagem socioemocional possui outros pontos fortes:

1 – Estimula o sucesso profissional

O “profissional completo” de hoje possui controle sobre seus sentimentos quando se depara com desafios. Além de ser um bom líder, ter um relacionamento interpessoal bem desenvolvido e possuir foco em gerar bons resultados.

2 – Proporciona uma vida mais leve

Como a aprendizagem socioemocional aborda temas como o reconhecimento e a interpretação das emoções, trabalha, questões como a ansiedade e a depressão.

3 – Passar de forma natural pelas etapas da vida

Preparar-se para o Vestibular, entrar na puberdade, pensar no futuro profissional são fases da vida que exigem preparação emocional bem desenvolvida.

4 – Ajuda no aprendizado cognitivo

A aprendizagem socioemocional consegue exercer um trabalho de administração de sentimentos, como o medo e a vergonha. E, a partir do momento em que o aluno começa a perceber-se emocionalmente, consegue dominar o que está sentindo  e desenvolver o autocontrole.

5 – É personalizada para cada etapa escolar

O processo de desenvolvimento da aprendizagem socioemocional leva em consideração a formação do sistema neurológico do aluno, dependendo do ciclo educacional que ele está.

6 – A formação completa deve acontecer em conjunto família/escola

A aprendizagem socioemocional em um contexto amplo deve acontecer não apenas dentro da escola. A participação da família para a construção do cidadão é fundamental.

7 – Aprendizado de forma lúdica

A busca do conhecimento por meio da diversão e do lúdico, é uma das características das aulas de aprendizado socioemocional, principalmente na Educação Infantil e Fundamental I.

O socioemocional no Colégio Piaget

Aqui, trabalhamos com o Compasso. Um programa de aprendizagem socioemocional criado para promover um ambiente de aprendizagem bem sucedido para as crianças. Contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos, o programa ajuda na construção de habilidades essenciais, como: aprender a aprender, fortalecer o sentimento de empatia, aprender a gerir as emoções e resolver os problemas de forma segura e responsável.

O curso engloba lições de casa que devem ser feitas pelos alunos junto com os pais para tentar envolver toda a família nas propostas da escola.

Os resultados disso

Uma extensa e multidisciplinar pesquisa (incluindo ensaios de controle randomizados, acompanhamentos longitudinais e repetições múltiplas) realizada nos Estados Unidos pela Child Development, Columbia University e o American Journal of Public Health, que apontou números significativos e que se tornam referência para a educação mundial:

  • 11% em ganhos acadêmicos – de acordo com uma meta-análise de 213 estudos que envolveram mais de 270 mil alunos, além da melhoria do comportamento dos alunos em sala de aula, também verificou-se o crescimento de suas habilidades em lidar com o estresse e a depressão, bem como melhores atitudes em relação a si mesmos, com os outros e com a escola.

  • Benefícios individuais e sociais – um estudo publicado pelo American Journal of Public Health, em 2015, encontrou estatísticas significativas entre a Educação Socioemocional desenvolvida na Educação Básica e os resultados apresentados pelos jovens adultos mais tarde em: educação, empregabilidade, criminalidade, uso de drogas e saúde mental.

Segundo o CASEL (The Collaborative for Acvademic, Social and Emotional Learning) a Educação Socioemocional tem impactos relevantes nos seguintes aspectos: relacionamentos promovem os alicerces para aprendizagem; emoções afetam como aprendemos; habilidades socioemocionais podem e devem ser ensinadas e são essenciais para novos líderes e para a prevenção da saúde mental e social.

O Brasil deu uma contribuição importante para o levantamento global da OCDE. O Instituto Ayrton Senna conduziu, em colaboração com a organização, a maior pesquisa já feita no Brasil sobre habilidades socioemocionais, com 25 mil alunos da rede estadual do Rio de Janeiro. A escola Chico Anysio formará em dezembro a primeira turma de Ensino Médio que recebeu a educação socioemocional desde o 1º ano. Isso possibilitou a comparação entre os dois primeiros anos (a do 3º ano ainda será feita). Concluída neste ano, a pesquisa mostra um desempenho 30% superior, em notas, dos alunos que estudaram com a nova didática, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, quando comparados a alunos de escolas integrais com currículo convencional. Se comparados a alunos de escolas de carga horária de meio período, as notas dos que frequentaram o programa socioemocional foram 65% superiores em Língua portuguesa e 60% em Matemática. Esses resultados confirmam o que dados internacionais já apontaram: trabalhar o lado emocional do aluno dá mais resultado no aprendizado de qualquer disciplina do que dar aulas de reforço para conteúdos específicos.

Fonte: Revista Época

Tags: colégio piagetdestaquessocioemocionalsoe
Post Anterior

Treinamento de Primeiros Socorros

Próximo Post

Circuito de lateralidade

Próximo Post
lateralidade

Circuito de lateralidade

Browse by Category

  • Dicas da Nutri
  • Esportes
  • Eventos
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Infantil
  • Integral
  • Médio
  • O Aluno Piaget em Destaque
  • Palavra dos Coordenadores
  • Palavra dos Professores
  • Português Erro Zero
  • Sem categoria
  • Sistema Piaget
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

X