• Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP
Portal Piaget
  • Infantil
    As árvores que amamos

    As árvores que amamos

    Comida gostosa e saudável

    Comida gostosa e saudável

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Todos iguais, mas cada um de uma cor

    Livro auxilia crianças a lidarem com a tragédia no Rio Grande do Sul

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    Bia e Beto completam 5 anos

    Bia e Beto completam 5 anos

  • Fundamental I
    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

  • Fundamental II
    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    A importância das coberturas vegetais 

    A importância das coberturas vegetais 

    Aulas de Geografia na era digital

    Aulas de Geografia na era digital

    Exchange Program – Summer Camp

    Exchange Program – Summer Camp

    Iniciação à Ictiologia no Ensino Médio

    Exposição Internacional “Corpo Humano”

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Bullying não é brincadeira

    Bullying não é brincadeira

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

  • Médio
    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    O cérebro e as emoções

    O cérebro e as emoções

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Banners Informativos de Saúde

    Banners Informativos de Saúde

    Simulação de discussões na ONU

    Simulação de discussões na ONU

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

  • Esportes
    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

  • OLIJUP
NOVO PORTAL
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Infantil
    As árvores que amamos

    As árvores que amamos

    Comida gostosa e saudável

    Comida gostosa e saudável

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Todos iguais, mas cada um de uma cor

    Livro auxilia crianças a lidarem com a tragédia no Rio Grande do Sul

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    Bia e Beto completam 5 anos

    Bia e Beto completam 5 anos

  • Fundamental I
    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

  • Fundamental II
    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    A importância das coberturas vegetais 

    A importância das coberturas vegetais 

    Aulas de Geografia na era digital

    Aulas de Geografia na era digital

    Exchange Program – Summer Camp

    Exchange Program – Summer Camp

    Iniciação à Ictiologia no Ensino Médio

    Exposição Internacional “Corpo Humano”

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Bullying não é brincadeira

    Bullying não é brincadeira

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

  • Médio
    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    O cérebro e as emoções

    O cérebro e as emoções

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Banners Informativos de Saúde

    Banners Informativos de Saúde

    Simulação de discussões na ONU

    Simulação de discussões na ONU

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

  • Esportes
    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

  • OLIJUP
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Portal Piaget
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home Eventos

InterAgir 2021- Sala temática 3: Metodologias Ativas

Aline Floresti por Aline Floresti
22/09/2021
em Eventos
0
InterAgir 2021- Sala temática 3: Metodologias Ativas
0
COMPARTILHAMENTOS
198
VISUALIZAÇÕES

No dia 26 de agosto,  ocorreu o InterAgir, um evento de troca de experiências entre o Piaget (Colégio e Sistema Multimídia) e os nossos parceiros — professores, coordenadores e gestores — das diversas escolas espalhadas pelo Brasil que trabalham conosco e são integrantes COMUNIDADE PIAGET.

Esse encontro anual compõe-se de palestras, oficinas, workshops, bate-papos, reflexões, sempre visando promover novas ideias e propostas educacionais.

Neste tempo de pandemia, o InterAgir ocorre de forma on-line. Desta vez, oferecemos aos nossos parceiros a possibilidade de entrarem em 5 SALAS TEMÁTICAS, cada uma delas com várias  apresentações.

As SALAS TEMÁTICAS foram: Gestão Escolar, Tecnologia, Metodologias Ativas, Inteligência Emocional e Protagonismo Discente. Assuntos variados, mas todos eles abordando CASOS DE SUCESSO, ou seja, atitudes e atividades que tornaram possível o ensino-aprendizagem nas aulas a distância, depois nas aulas híbridas (revezamento de alunos em aulas na escola e aulas em casa) e, agora, nas aulas presenciais para a maioria dos alunos .

Vamos mencionar como foi o nosso InterAgir na SALA TEMÁTICA 3, com o tema centralizador “METODOLOGIAS ATIVAS”.

Case 1-  GAMIFICAÇÃO

As professoras de Inglês, Jenifer Marais Carvalho e  Mariana  Romão Gramkow, do programa bilíngue do Colégio Piaget, em parceria com o Cel-lep, fizeram uma apresentação sobre a estratégia que usaram para os alunos nas aulas a distância: gamificação. Já usavam antes, mas intensificaram essa proposta para incentivar os alunos a participarem das lives.  

As professoras mencionaram que a tecnologia digital, usada da forma correta e com o direcionamento adequado, é uma ferramenta positiva para o desenvolvimento intelectual, inclusive para o aprendizado de língua estrangeira.

Como elas disseram, os alunos de hoje são os “nascidos digitais” e parecem ter habilidades natas para acompanhar as diversas propostas que a tecnologia traz para o nosso dia a dia. Por isso os JOGOS DIGITAIS ou  GAMIFICAÇÃO  oferecem grande apoio aos professores e infinitas descobertas aos alunos.

No estudo de Inglês, com o emprego de games — que os alunos simplesmente ADORAM —, eles interagem com prazer e vão adquirindo o vocabulário sem nenhum esforço, já que tudo é em inglês: as palavras escritas, as vozes, a fala do professor na explicação das estratégias e definição das regras. E elas indicaram aos professores das escolas conveniadas  vários links para eles acessarem os jogos que foram  essenciais para as aulas de sucesso. Também ressaltaram que é possível, baseando-se nos games que os sites trazem, fazer adaptações e até criar os próprios jogos com recortes de papel, cartolina e demais materiais de fácil acesso. Nas aulas on-line, a professora Mariana Romão executou um memory game com o tema família, aproveitando o conteúdo programático que eles estavam estudando no momento. E foram os próprios alunos que, em casa, montaram as cartelas do jogo.

Case 2 –  MAPA MENTAL

A professora Karina Martins, na sua apresentação, expôs o seu caso de sucesso nas aulas de Ciências para o 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando a metodologia do MAPA MENTAL, no período de aulas a distância e também nas aulas presenciais.

Explicou que essa proposta pode ser utilizada por qualquer disciplina e consiste num tipo de diagrama, um painel visual, elaborado pelos próprios alunos. Inicia-se com uma PALAVRA-CHAVE colocada no centro de uma folha de caderno ou papel sulfite. Dela saem setas, que são ramificações para indicar tipos, classificações ou exemplos, sempre com cores, desenhos, colagens de tiras de papel e poucas palavras (como num resumo).

Esse MAPA MENTAL (ou Mapa Visual) ajuda a criar ideias, a organizar o assunto, a  resumir e também a relembrar e/ou memorizar.

E a Karina concluiu que  criação do MAPA MENTAL  é bem prazeroso para os alunos, pois eles desenham, pintam, fazem recortes, colam. Além disso, pode ser feito de forma coletiva com a orientação do professor, individualmente ou ainda em pequenos grupos, quando um ajuda o outro a fazer as ramificações e os resumos. 

Case 3 – INTERDISCIPLINARIDADE: COMO TRABALHAR MÚLTIPLAS DISCIPLINAS DE FORMA INTEGRADA

A professora FERNANDA UCHOA, explanou sobre a importância de projetos com um planejamento integrado, em que as várias disciplinas participam, quer nas aulas a distância, quer nas aulas presenciais. Destacou que o Material didático do Sistema Piaget já apresenta muitas propostas com INTERDISCIPLINARIDADE, mas o professor pode fazer uso dessa interação em muitos outros assuntos, desde que haja uma combinação organizada entre os colegas.

Ela salientou que a INTERDISCIPLINARIDADE verdadeiramente ocorre quando dois ou mais componentes curriculares relacionam seus conteúdos para aprofundar um conhecimento, superando a sua visão fragmentada e estabelecendo, assim, a INTEGRAÇÃO DOS SABERES. Esse processo de ligação entre as disciplinas, desenvolve o pensamento plural, capacitando o aluno a observar os fatos da realidade de uma forma ampla e abrangente. Tal metodologia exige a pesquisa, estimula a curiosidade, a vontade de saber o porquê das coisas, e o mais relevante: a vontade de achar soluções. E as diferentes áreas do conhecimento, unidas,  ajudam a buscar as respostas.

A professora Fernanda deu exemplos de como muitos temas se tornam mais compreensíveis e contextualizados para os alunos quando trabalhados por várias disciplinas. E enfatizou que duas delas sempre podem estar presentes nas atividades interdisciplinares: a Língua Portuguesa e Arte. A primeira, indispensável no momento de relatar as conclusões obtidas, e a outra é  muito útil quando utiliza a “Cultura Maker” (proposta do “faça você mesmo”, utilizando materiais recicláveis”) e proporciona que os alunos criem algum elemento significativo ao tema trabalhado.

Case 4 – A METAMORFOSE DAS BORBOLETAS

A professora da Educação Infantil, Daniela Augustini, explanou sobre as experiências da METAMORFOSE DAS BORBOLETAS  vividas pelos alunos do Nível II, em casa, na época das aulas a distância, e na escola, depois, nas aulas presenciais.

As crianças aprenderam, assistindo a um vídeo, que a borboleta deposita ovinhos em folhas de plantas. Desses ovos, surgem  larvas ou lagartas, que depois viram pupas e ficam imóveis dentro de uma espécie de proteção, os casulos. Quando uma pupa amadurece, ela vai quebrando o casulo e de dentro sai, aos pouquinhos, uma linda borboleta.

Ela contou sobre o entusiasmo das crianças observando periodicamente o borboletário, que era um recipiente de vidro (onde já constavam lagartas, algumas folhas e gravetos para servirem de alimento)  coberto com um tule que ficava preso por um elástico.

Assim, em alguns dias, havia chegado o momento que os alunos mais aguardavam: a soltura das  borboletas.

Desta vez, na escola, a libertação das borboletas já nascidas se deu no gramado. “Foi uma verdadeira festa da Natureza!”, disse  a Daniela, emocionada e feliz com esse “Caso de Sucesso”.

Case 5 – O CONTINENTE AFRICANO

A professora Juliana Cavalheiro, da Educação Infantil, apresentou o seu projeto “O CONTINENTE AFRICANO”, que teve muito sucesso porque motivou as turminhas do Nível II a realizarem atividades especiais.

Os trabalhos se iniciaram com a montagem do mapa-múndi, por meio da Plataforma Octus da escola, para os alunos localizarem a África. Depois, as professoras falaram de várias características da cultura africana e afro-descendente, como as músicas, a culinária, o artesanato, as vestimentas, as brincadeiras… Também contaram algumas histórias de origem africana como o conto da “Galinha d’Angola”, sobre o qual fizeram registros com desenho e pintura.

Utilizando a “Cultura Maker” (proposta do “faça você mesmo”, utilizando materiais recicláveis”), as crianças fizeram um globo terrestre destacando nele a África. Também criaram máscaras africanas em pratinhos de papelão.

E a professora Juliana contou que as crianças ficaram emocionadas com a história da boneca “aboyomi”, feita pela mães africanas com panos de suas próprias vestes para distrair as crianças durante a viagem da África ao Brasil.  Hoje, a boneca, que  não recebe costura ou cola, apenas nós, faz parte do nosso folclore e é feita pelos afro-descendentes com tecido preto e chita.

Então, os nossos alunos gostaram muito de participar de uma oficina de criação da boneca “aboyomi”.

 

Palestrante convidada: METODOLOGIAS ATIVAS

Valéria Macedo, pedagoga e especialista em Neurociência aplicada à Educação, atua na formação de professores com foco em inovações educacionais. Ela explanou sobre a mudança na Educação nos novos tempos de tecnologia digital. Mencionou que o mundo mudou, o aluno é outro, e as aulas nunca mais poderão ser padronizadas e estáticas como antes,  pois precisam ser dinâmicas, contextualizadas, com o aluno interagindo.

Enfatizou que os recursos tecnológicos são nossos aliados e auxiliares nesse novo processo ensino-aprendizagem, e as disciplinas não são mais vistas como “gavetas de conhecimentos separados”. Para haver comunicação com os alunos, as escolas devem apresentar uma metodologia que traz sentido e motivação aos estudantes. As disciplinas devem se unir em planejamentos participativos, predominando projetos interdisciplinares.

As novas propostas precisam ser ATIVAS, ou seja, os alunos desenvolvem suas múltiplas habilidades em realizações, em pesquisas de temas do seu interesse ou escolhidos por eles mesmos.

Segundo a palestrante, na  METODOLOGIA  ATIVA, o aluno trabalha em equipe, busca a solução dos problemas, é agente  de seu aprendizado; já o professor tem o papel fundamental de ser o orientador.

A Valéria elogiou muito o Colégio Piaget por já trabalhar com essa metodologia há vários anos.

 

Tags: interagirsistema de ensinosistema Piaget
Post Anterior

InterAgir 2021 – Sala Temática 2: Tecnologia

Próximo Post

InterAgir 2021 – Sala Temática 4: Inteligência Emocional

Próximo Post
InterAgir 2021 – Sala Temática 4: Inteligência Emocional

InterAgir 2021 - Sala Temática 4: Inteligência Emocional

Browse by Category

  • Dicas da Nutri
  • Esportes
  • Eventos
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Infantil
  • Integral
  • Médio
  • O Aluno Piaget em Destaque
  • Palavra dos Coordenadores
  • Palavra dos Professores
  • Português Erro Zero
  • Sem categoria
  • Sistema Piaget
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

X