• Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP
Portal Piaget
  • Infantil
    As árvores que amamos

    As árvores que amamos

    Comida gostosa e saudável

    Comida gostosa e saudável

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Todos iguais, mas cada um de uma cor

    Livro auxilia crianças a lidarem com a tragédia no Rio Grande do Sul

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    Bia e Beto completam 5 anos

    Bia e Beto completam 5 anos

  • Fundamental I
    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

  • Fundamental II
    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    A importância das coberturas vegetais 

    A importância das coberturas vegetais 

    Aulas de Geografia na era digital

    Aulas de Geografia na era digital

    Exchange Program – Summer Camp

    Exchange Program – Summer Camp

    Iniciação à Ictiologia no Ensino Médio

    Exposição Internacional “Corpo Humano”

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Bullying não é brincadeira

    Bullying não é brincadeira

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

  • Médio
    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    O cérebro e as emoções

    O cérebro e as emoções

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Banners Informativos de Saúde

    Banners Informativos de Saúde

    Simulação de discussões na ONU

    Simulação de discussões na ONU

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

  • Esportes
    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

  • OLIJUP
NOVO PORTAL
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Infantil
    As árvores que amamos

    As árvores que amamos

    Comida gostosa e saudável

    Comida gostosa e saudável

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    “Lobo Mau” vira “Lobo Bom”

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Só frutas na festa de aniversário do Sr. Lobato

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Pintando a Casinha da Felicidade

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Um dia mágico com os personagens do Folclore Nacional

    Todos iguais, mas cada um de uma cor

    Livro auxilia crianças a lidarem com a tragédia no Rio Grande do Sul

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    “Metodologia Experimental” para aprendizados significativos

    Bia e Beto completam 5 anos

    Bia e Beto completam 5 anos

  • Fundamental I
    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    Thanksgiving Day: Dia de Agradecimentos

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    No Piaget, Empreendedorismo é incentivo ao Protagonismo Infantil

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

    Empreendedorismo bem sucedido dos alunos do 1º ano

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

     Projeto Literário sobre um “Mundo Melhor” se encerra com Coral

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Alunos do 5º ano encenam “O Mágico de Oz”

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    “Bichos Vermelhos”: espécies em perigo de extinção

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Design Gráfico é tema do curso de Tecnologia

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

    Cerimônia de encerramento do PROERD-2024

  • Fundamental II
    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

    A importância das coberturas vegetais 

    A importância das coberturas vegetais 

    Aulas de Geografia na era digital

    Aulas de Geografia na era digital

    Exchange Program – Summer Camp

    Exchange Program – Summer Camp

    Iniciação à Ictiologia no Ensino Médio

    Exposição Internacional “Corpo Humano”

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Palestras sobre Puberdade para nossos jovens

    Bullying não é brincadeira

    Bullying não é brincadeira

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

    Os jogos e o lúdico no processo educacional

  • Médio
    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Men in Black do Piaget em “Operação Enem”

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    Bia Barudi, a nossa aluna cientista mirim

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    “Dia da Consciência Negra”: denúncia contra o racismo

    O cérebro e as emoções

    O cérebro e as emoções

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

    Banners Informativos de Saúde

    Banners Informativos de Saúde

    Simulação de discussões na ONU

    Simulação de discussões na ONU

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    As “fotos azuis”: união de Ciências e Arte

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

    Fungos: organismos que convivem conosco no dia a dia

  • Esportes
    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Futsal e Futebol Society nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Voleibol nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Artística nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    Ginástica Rítmica nos “Jogos Escolares 2024”

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    O Colégio Piaget valoriza a educação por meio do esporte

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    Os Esportes no Evento Cultural de 2023

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    FESTIVAL DE ESCALADA ESCOLAR

    Festival de Esporte e Cultura

    Festival de Esporte e Cultura

    Jogos Coletivos Amistosos

    Jogos Coletivos Amistosos

  • OLIJUP
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Portal Piaget
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home Fundamental I

Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor

Aline Floresti por Aline Floresti
17/12/2024
em Fundamental I
0
Livro pede ideias aos leitores para tornar o mundo melhor
0
COMPARTILHAMENTOS
19
VISUALIZAÇÕES

Os personagens, junto com os nossos alunos, discutem o que é bom e necessário para a “vida” no planeta

No decorrer do ano letivo, no Período Integral do Fundamental Anos Iniciais, as professoras sempre desenvolvem um Projeto Literário com o objetivo estimular o gosto pela leitura. Para tanto, elas selecionam livros interessantes e planejam um conjunto de atividades interdisciplinares que possibilitem a reflexão e a interpretação das mensagens.

Neste ano, “O mundo somos nós” foi o tema abordado em todo o Projeto Literário. E o segundo livro trabalhado  foi “Crianças de cá, crianças de lá”, de Elisabete da Cruz. 

Assunto da obra e participação dos alunos-leitores 

O livro “Crianças de cá, crianças de lá” conduz o leitor a imaginar um mundo ideal: sem violência, sem preconceitos e sem fome. Nesse mundo, todas  as pessoas são valorizadas e felizes. 

Na história, a personagem Dona Múndi mora em uma aldeia onde predominam o amor, o respeito e a solidariedade. Ela convida crianças dos vários continentes (as crianças de lá) para virem conversar com as crianças de sua aldeia (as crianças de cá).  

Então, as crianças reunidas participam de uma “conferência” sobre a situação atual do mundo. Elas debatem, dão sugestões e chegam a conclusões do que desejam e do que precisam fazer.

Com propostas interativas, a obra torna os alunos-leitores também personagens, na medida em que os incentiva a contribuir com suas ideias nas discussões sobre um “mundo melhor”.

Peça teatral apresenta os personagens

As professoras se caracterizaram para representar os personagens da história, que são a Dona Múndi e as crianças, tanto as da aldeia (as crianças de cá), quanto as visitantes, chegadas de diferentes lugares do mundo (as crianças de lá).  Assim, os personagens vão mencionar valores humanistas e socioambientais que precisam ser cultuados, como: sustentabilidade, respeito às diferenças culturais, direito dos animais, valorização das ciências e da arte, entre outros.

Como eu quero o mundo?

Depois de lerem o livro individualmente e em grupo, cada aluno foi chamado a refletir sobre o que considerava essencial para o nosso “mundo melhor”. E, para facilitar a expressão de suas propostas, a sugestão das professoras foi que fizessem desenhos. Depois, suas artes ficaram expostas para todos conhecerem as opiniões dos colegas. Nessas produções, prevaleceram representações de árvores, animais e famílias de mãos dadas.

Cartões bilíngues de esperança 

De imediato a leitura do livro deixou clara a mensagem de que cada um de nós é responsável pelas mudanças que almejamos, e que a nossa união em ações positivas é a base para a construção de um mundo melhor.

Para transmitir esse ensinamento à comunidade Piaget, os alunos saíram pelos ambientes da escola entregando cartões com frases de esperança, otimismo e amor (escritas em português e inglês), que eles montaram com o auxílio da teacher Gizele.

Os  alunos também perguntavam à pessoa que recebia o cartão o que ela gostaria que existisse na realidade para o mundo se tornar um lugar melhor para todos.

O personagem Bunko e a sustentabilidade

Com seu avental de jardineiro, o menino Bunko é um personagem que ama o nosso planeta e entende que as nossas atitudes devem ser de preservação ambiental. Ele propõe que façamos o uso consciente e sustentável dos recursos naturais. 

Então, acompanhado da Dona Múndi, o Bunko chegou à sala de aula e conversou com os alunos sobre os 5 Rs da sustentabilidade e comandou uma atividade ecológica de reaproveitamento de materiais e de plantio. 

Com capricho, os alunos transformaram latinhas em lindos vasos, e neles plantaram sementes da flor “onze horas”.

A personagem Abayomi e o respeito aos animais

A menina Abayomi, vinda da África, tem o mesmo nome da boneca típica africana e até se veste de modo semelhante ao dela.  

Por amar os animais e se preocupar com o bem-estar deles, prega a importância de as pessoas adotarem a “posse responsável” de animais de estimação.  

Em concordância com a postura ambientalista da personagem, os nossos alunos fizeram várias dobraduras de animais.

A personagem Noah e a valorização das Artes

De origem oriental, a Noah é uma estudiosa das artes e cultura dos povos. Ela lê bastante  e visita museus.  E gosta de fazer desenhos e pinturas.

Conversou bastante com os alunos incentivando-os a conhecer e apreciar diferentes manifestações artísticas. 

Em seguida, ela conduziu os alunos ao gramado para eles praticarem a arte da pintura em telas.

O personagem Ybirá e a cultura indígena

O menino Ybirá, de origem indígena, sabe muito bem viver na natureza sem destruí-la. Em reunião com os nossos alunos, explicou a maneira como os indígenas interagem com a flora e a fauna. 

Além de ensinar o respeito à natureza, o Ybirá conversou sobre a cultura dos povos originários e também leu uma bonita lenda indígena, que faz parte do nosso folclore nacional. 

E, para mostrar que muitos dos nossos costumes, inclusive alimentares, receberam influência indígena, o Ybirá comandou uma aula de Culinária, preparando uma deliciosa “cocada”.

A disciplina de Inglês também participou da atividade. Os alunos desenharam os ingredientes e os denominaram. Também copiaram a receita de cocada. Tudo  em inglês, é claro.

Tags: fundamental Iliteraturaportuguêsprojeto literário
Post Anterior

Projeto Bilíngue discute conflitos próprios da adolescência

Próximo Post

Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

Próximo Post
Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

Peças teatrais na escola: experiências de protagonismo

Browse by Category

  • Dicas da Nutri
  • Esportes
  • Eventos
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Infantil
  • Integral
  • Médio
  • O Aluno Piaget em Destaque
  • Palavra dos Coordenadores
  • Palavra dos Professores
  • Português Erro Zero
  • Sem categoria
  • Sistema Piaget
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Infantil
  • Fundamental I
  • Fundamental II
  • Médio
  • Esportes
  • OLIJUP

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

X